Varzea da Rainha

faz_mta_impressao

Saco de compras

O seu saco tem itens Total: €

Aumentar
A Água Dá, A Água Tira

A Água Dá, A Água Tira

A vulnerabilidade hidrológica típica das regiões do Mediterrânio, tem suscitado o máximo interesse por parte de alguns organismos Internacionais (ONU e FNCA), que consideram urgente o estudo dos sistemas ancestrais de gestão da água nesses Países, por se basearem na prudência e no respeito pela natureza.

O Algarve é um contexto geográfico historicamente habituado a gerir situações extremas de água, onde o regime torrencial das ribeiras, a escassez da água à superfície, aliados às dificuldades de captação e elevação, tornaram difícil o acesso a este recurso, situação que tornou propicia a existência de uma Forte Cultura da Água, um património que perdurou até aos nossos dias, através da(s) vivencia(s) quotidiana(s) das gentes do Barrocal, do seu modo de vida.

Nesta obra, a autora dá a conhecer o modo como no Barrocal Algarvio, zona clássica de regime torrencial mediterrânico, as situações frequentes de míngua e excesso de água, no contexto de uma agricultura tradicional de sequeiro e regadio, são geridas pelas populações locais, com base no saber tradicional.

Saberes respeitantes ao ciclo da pequena horta familiar, tão dependente da sábia gestão da água, os saberes associados à manutenção dos tradicionais regadios colectivos e à gestão comum da água, entre outros. Estes patrimónios da água, falam-nos dos meios de sobrevivência, ao dispor das populações que têm habitado a região mais a Sul de Portugal, ao longo de séculos e quiçá milénios.

  • Nº de páginas 252
  • Peso 500.00gr.
  • Formato 150 x 220 mm
  • Ano de Edição 2012
  • ISBN 978-989-691-110-2

PVP: €17.00

Para ver outros
ebooks clique aqui